quarta-feira, 19 de outubro de 2016

São Paulo discutirá com a rede a Reforma do Ensino Médio

No dia 22 de Setembro, o Governo Federal anunciou mudanças para o Ensino Médio em todo o país. Esta etapa da Educação Básica, que na Rede Estadual Paulista atende 1,5 milhão de alunos, é um dos grandes desafios da educação brasileira. Pesa contra o modelo atual a pouca flexibilidade do currículo e a fraca conexão entre o que o estudante aprende e seu projeto de vida.
As propostas apresentadas são bem-vindas e já têm total atenção da Secretaria da Educação do Estado. No entanto, por se tratar de uma rede complexa e que abrange 645 municípios, o próximo ano será de análise. Nada será mudado antes de um amplo debate com dirigentes diretores, professores e os próprios estudantes. Sendo assim, em 2017:
- O currículo do Ensino Médio não será alterado;
- A carga horária das escolas regulares segue a mesma;
- O processo de atribuição de aulas para os professores continua igual ao adotado pela rede no ano passado. O cadastro online deve ser feito obrigatoriamente pelos docentes efetivos e temporários que querem atuar em 2017.
- A matrícula antecipada de novos alunos que queiram cursar o Ensino Médio na Rede Estadual em 2017está aberta. O prazo vai até 31 de outubro e não há alterações (cadastro presencial em qualquer rede da escola).
- Alunos da 3ª Série do Ensino Médio participarão normalmente das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame neste ano está marcado para os dias 29 e 30 de Novembro.

Desde já agradeço a colaboração !!!

Atenciosamente,

Fabrícia Gomes Nieri
Subsecretária
SAREG Subsecretaria de Articulação Regional
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo