sábado, 8 de outubro de 2016

AULA DADA, AULA ESTUDADA - PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (PIER)



POR QUE O SISTEMA EDUCACIONAL DO BRASIL É TÃO RUIM?

Para o Professor Pierluigi Piazzi (Pier), famoso educador de renome internacional, e que palestrou em Março/2014 na Universidade Oeste Paulista para mais de 2.000 mil pessoas, respondeu à questão de modo mais simples do que se imagina.
"O problema do Brasil é que nós temos milhões de alunos, mas pouquíssimos estudantes".
Aluno é aquela pessoa que assiste aulas, em um processo de aprendizado passivo. Escuta o que o professor tem a dizer, anota o que acha que tem que anotar, mas assim que acaba a aula, um abraço e até amanhã!
Estudante é aquele que estuda após o período de aula, escrevendo as principais ideias que aprendeu naquele mesmo dia, ou seja, o processo de aprendizado é totalmente ativo. 
Assistir aulas não é estudar. Estudar em grupo não é estudar. Ler não é estudar. Fazer grifos não é estudar. Escrever textos no computador não é estudar. Então, o que seria estudar?
Para o Prof. Pier, o estudo eficaz deve ser feito individualmente e de forma ESCRITA (várias vezes foi frisado que escrever é a melhor forma de estudar).
Após essa explanação o educador ainda mostrou os baixíssimos índices que o Brasil ocupa no ranking mundial do programa internacional de avaliação PISA, o que causou o espanto de todos presentes.
Para finalizar, o palestrante ainda expôs os três principais equívocos que o estudante brasileiro comete com frequência, são eles:
01 - NÃO SABE SE COMPORTAR: a atual geração é conhecida como uma geração de "Drogados Virtuais", onde o uso compulsivo do celular está provocando uma expressiva queda de atenção, de QI, e de inúmeras outras variáveis, o que vem causando uma série de consequências no curto e no longo prazo. O engraçado é que enquanto ele falava isso, várias pessoas estavam mexendo no celular!
02 - NÃO LER COMO FORMA DE LAZER: a média nacional de leitura de livros é irrisória, a maioria não consegue nem ler 03 (três) livros por ano. A leitura ainda é vista por nós como uma obrigação. Só lemos o que a escola nos pede, e para por aí.
03 - ESTUDAR PARA A PROVA: o material estudado em véspera de prova fica guardado em nosso cérebro apenas até o dia da avaliação, passado esse período, tudo o que estudamos com o intuito de tirar uma boa nota é cruelmente esquecido.
E para quem frequenta aula a noite, como estudar?
Para o palestrante, mesmo quem trabalha no período da manhã e só tem o período noturno para frequentar as aulas, o estudo ainda deve ser feito quando o aluno chegar a sua casa, antes de dormir.
A dica final dada para essas pessoas foi a seguinte:
"O segredo da inteligência é saber como ficar um pouquinho mais inteligentes todos os dias. Meia hora por dia pode não ser o suficiente, mas é melhor do que nada".

A palestra ministrada pelo Professor Pierluigi Piazzi, encontra-se anexo, para maior entendimento.


Material adaptado para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da E.E. Jornalista Wandyck Freitas.


Atenciosamente,

Equipe Gestora